top of page
Buscar

“Véi Anjo”, o craque do campo


Ângelo Marques Cavalcante

Com um nome que significa o mensageiro, o anjo, Ângelo Marques Cavalcante acabou sendo chamado de “Véi Anjo” pelos amigos e demais conhecidos. Chegou a essas terras bem no início da construção da barragem de Itaparica, 1979, vindo das Alagoas e ao seu lado a esposa Maria Madalena e os seus seis filhos - José Mário, Jerinaldo, Josué, Gilvan, José Marcos e Giliane. Era do ramo do comércio e junto com uma pequena mercearia também montou a primeira sorveteria da vila, também gostava de tocar violão e participar das atividades religiosas, mas era mesmo nas peladas no campo de terra batida que seu “Anjo” voava.


Era um craque dentro do campo e também fora dele. Foi um homem trabalhador, um amigo leal, um esposo amoroso e um pai dedicado, despertando desde cedo em seus filhos também a paixão pelo futebol, o que mais tarde seria o seu grande orgulho ao perceber que seus filhos também viraram grandes atletas.

Apesar de uma idade já avançada para os padrões do esporte, Seu Ângelo participava intensamente da vida esportiva da então Cidade Livre, vencendo vários campeonatos de Petrolândia pelo time Flamengo, primeiro time da vila, que com outros amigos ajudou a fundar.


Em 1990 mudou-se para Canindé-SE, acompanhado de sua esposa e filhos, deixando como raiz jatobaense seu filho popularmente conhecido como Naldinho, que já dava segmento à tradição de comerciante e anos mais tarde retornaria Gilvan (Nego Van).


Lá em Sergipe implementou o seu comércio de sorveteria e tocou a vida, sempre ligado às causas cristãs da igreja católica, ao seu violão e ao futebol. E foi aos 64 anos numa quadra em Alagoas nos braços de seu filho caçula com quem jogava bola naquela manhã de domingo que o “Véi Anjo” despediu-se do que mais amava e voou para sempre.


E no coração de seus familiares ficaram marcadas as inúmeras histórias de lutas e conquistas ao longo de sua caminhada e no de todos nós, jatobaenses, a gratidão em celebrar a sua memória nesse espaço de competição, cooperação, amizade, alegria, sentimentos tão presentes em toda a sua vida.



Regina Borges

25/09/2021



Ângelo Marques Cavalcante nasceu em 20/07/1942 e faleceu em 10/12/2006


A Quadra Poliesportiva Municipal situada na Av. Caruaru com a Rua de Flores, inaugurada em outubro de 2020 homenageia através da Lei 459/2020 Ângelo Marques Cavalcante.













118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page