top of page
Buscar

Seu Olívio, um semeador de afetos


Um homem se imortaliza de várias formas, uma delas é na alegria da saudade daqueles com quem conviveu e amou. Para uns foi ele um conselheiro, um pai, para outros um inspirador, um semeador. E é assim que é lembrado pelos muitos jovens e amigos de diferentes gerações que trilharam com ele pelo caminho da fé.


Seu nome - Olívio. E entre os codinomes ganhados ao longo dos anos, certamente o que lhe coube melhor foi “o jovem de cabelos brancos”, pois o seu espírito de juventude unido a sua sabedoria tornou possível a transformação de muitos com quem conviveu e amou.


Como milhares de trabalhadores, Seu Olívio também chegou a Jatobá trazido pela construção da barragem de Itaparica através da Construtora Mendes Júnior, no ano de 1982. Mais um nordestino de origem paraibana, um viajante em busca de trabalho e melhores condições de vida e que fez desta terra seu abrigo e o seu mais doce sorriso.


Entre a força do trabalho e o cuidado com o lar, foi nos movimentos da igreja católica através dos grupos de jovens que nasceu a sua identificação pela evangelização. Com a sua fé pautada nas palavras de Jesus, agrupou jovens e liderou uma caminhada com muitas atividades – encontros, passeatas, debates, peças teatrais, reflexões bíblicas, a encenação da Paixão de Cristo, e entre as inúmeras programações estava presente também o cuidado com o Morro da Paz, espaço cativo às orações da páscoa.


Da sua semeadura também brotou a fundação do Retiro de Carnaval sediado no povoado Camaratu no ano de 1989, o qual nesses mais de 30 anos representa a gerações católicas uma missão espiritual pela busca de misericórdia e de esperança para esse mundo com tantas feridas, ainda um momento de celebração a uma vida digna como igualmente Cristo desejou e lutou para toda a humanidade.


Com seu jeito amoroso, seu Olívio plantou no coração de várias gerações sementes de boa aventurança, e ainda que seu corpo franzino já demonstrasse cansaço, jamais perdeu a ternura, sempre mostrando à juventude a sua nobre missão de se reconhecer na compaixão de Cristo e em seu nome carregar e defender a paz.


Também como apaixonado pela terra fundou a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Rita, Santo Antônio e Martelo, que tem enorme importância aos ribeirinhos campesinos de nossa cidade.


De braços dados com a sua companheira Teresa Antônia criaram raízes, brotaram fortes galhos - Edilson, Élcio, Edilma e Débora, que já deram flores - Pedro, Ane Isabel, Eloise, Lorena, Elen, Higor e Maria Valentina.


Seu Olívio seguiu as pegadas de Cristo, fez de sua caminhada terrena um tempo de semear, deu sombra e afeto e virou oliveira.


Olívio Cavalcante do Nascimento

(24/07/1941- -10/06/2020)


Regina Borges


P.S. Este texto está disponível no Museu da Pessoa, na Coleção Semeadores de Jatobá.






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page