top of page
Buscar

Salve, y-atã-obá!




Com a chegada da floração, o dia 21 de setembro celebra a primavera e marca o Dia das Árvores, mais um dia importante no calendário ecológico que visa, sobretudo, a sensibilização e a reflexão sobre a necessidade de preservar a nossa flora como condição de vida planetária.

E esta data é para nós, jatobaenses, ainda mais sensível, uma vez que a nossa cidade traz como epônimo uma árvore – JATOBÁ, árvore esta que se faz presente em várias regiões do país, e claro que também no nosso bioma caatinga.

A palavra jatobá é de origem tupi “y-atã-obá e significa “árvore com frutos duros”. É uma bela árvore, de fruto com grande riqueza alimentar e folhas e cascas muito usadas nas práticas de medicina popular, também considerada como patrimônio sagrado para muitas tribos indígenas.

Aqui em nossa região até a metade do século passado o jatobá margeava à beira do São Francisco, mas infelizmente com todas as alterações ocorridas acabou desaparecendo e atualmente só são vistos alguns poucos lá em cima da serra.

Para tanto, nesta data de celebração à natureza, que possamos proteger os nossos umbuzeiros, caraibeiras, pereiros, xiquexiques, mulungus, juazeiros, quixabeiras, bem como participar de ações de reflorestamento, especialmente de árvores que estão em risco de extinção. Nesse sentido além de estarmos desenvolvendo uma consciência ambiental, mantemos o nosso compromisso de salvaguardar o que nos conta a lenda “deve-se proteger e respeitar o nome recebido”.

Salve, y-atã-obá!

Regina Borges 21/09/2021

* Fotos de João Luiz

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page