top of page
Buscar

PLEITOS ELEITORAIS DE JATOBÁ – de 1996 a 2020


Jatobá já participou de sete pleitos eleitorais e ao longo desse período constituiu algumas figuras públicas que se destacaram e ainda se destacam no cenário político municipal, e os resultados das eleições nos mostram que tanto as filiações como as coligações partidárias foram se organizando e se alternando em torno de pessoa ou grupos que adquiriram certo nível de poder e popularidade, bem como se movimentando conforme os ventos dos poderes exercidos tanto na esfera estadual quanto na nacional.



João Gomes

A sua primeira eleição municipal ocorreu em 1996, com 7.000 eleitores, e tinha como candidatos: João Gomes de Araújo (PDT), coligado ao PSB; Paulo Reginaldo Novaes Daltro (PMDB) e vice René Neves de Sá (PT); e *Irani Félix da Silva (PGT), e vice Maria do Socorro Silva Dantas, sem coligação, vencendo o pleito eleitoral João Gomes de Araújo e Maria do Socorro Melo Simões (PSB), com 2.371 de votos válidos, equivalente a 48,79%.





No ano de 2000, com 8.470 eleitores, o PT trouxe candidato próprio - *Eraldo José de Souza e vice Ivan Câmara de Andrade, sem coligação; José Cândido de Santana Filho (PFL) e vice Itomar Tolentino Varjão (PDT), coligado aos partidos do PMDB, PSL e PDT; e João Gomes de Araújo, agora no PSDB, coligado ao PSB, PPS e PTB. Sendo neste pleito novamente eleita a chapa da reeleição com 3.348 de votos válidos, 54,34%.


Itomar Tolentino Varjão

Até a chegada da terceira eleição, em 2004, atingindo o número de 9.921 eleitores, vários políticos fizeram movimentações de legendas e coligações, o PDT trouxe como candidato Itomar Tolentino Varjão, agora com coligação ao PSC, PL, PSL e PFL. Novamente Eraldo José de Souza e vice Antônio Agripino de Souza, ambos do PT; e Maria do Socorro Melo Simões (PPS) e vice Amilton Viana, com coligação aos partidos do PMDB, PSB, PTB e PSDB. Neste pleito com uma diferença de apenas 574 votos foram eleitos com 3.804 de votos válidos, equivalente a 49,7% Itomar Tolentino Varjão e vice Nestor Soares de Araújo (PSC).



Em 2008, com 10.784 eleitores, diferentemente das eleições anteriores, foram para disputa eleitoral apenas dois candidatos, sendo novamente o ex-prefeito João Gomes de Araújo (PSB) e com coligação aos partidos do PT, PV, PTB, que foi uma aliança considerada histórica, visto que foi a primeira vez que as oposições se uniram e formaram uma chapa majoritária; para reeleição Itomar Tolentino Varjão (PDT) e Robson da Silva Barbosa (PSL) com coligação ao DEM, PSL, PR. E com total de 4.107 votos válidos, 49,7%, retorna ao poder executivo o ex-prefeito João Gomes de Araújo e o seu vice Washington Pereira de Souza (PT).


Robson Silva Barbosa

Quatro anos depois atinge o maior número de eleitores com 11.225, e com diversas mudanças políticas ocorrendo pelo país, especialmente no campo nacional, o PT apostou em candidatura própria com o candidato Robson Silva Barbosa, agora no PT, e o ex-prefeito Itomar Tolentino Varjão, mediante acordo político assumiu a candidatura como vice na chapa majoritária em novamente embate com o ex-prefeito e candidato a uma nova reeleição João Gomes de Araújo (PSB) e vice Wilson de Souza Barros (PDT), com a coligação com PP / PTB / PTN / PR / PSB / PV / PSD. Foi eleita a coligação Frente de Renovação de Jatobá com os partidos do DEM, PDT, PMDB, o candidato Robson Silva Barbosa e Itomar Tolentino Varjão com 4.671 votos válidos.


Goreti Varjão

Na eleição de 2016, há uma queda significativa no número de eleitores registrando um total de 9.533, e novas alterações se configuraram não apenas nas trocas de filiações partidárias como também no surgimento de novos nomes à cena política e um pleito eleitoral com quatro candidatos e muita disputa. O então prefeito Robson Silva Leandro encontrava-se já naquele momento no PSD e, mediante conflitos internos, acabou perdendo o apoio dos aliados e não se colocou, portanto, à reeleição; o ex-prefeito e ex-vice Itomar Tolentino Varjão lançou a sua chapa, mas como teve a sua candidatura impugnada pela justiça eleitoral, imediatamente substituiu pelo nome de sua esposa, Goreti Varjão, também do SD; o PSB indicou Nilson Gomes, irmão do ex-prefeito João Gomes de Araújo, e vice Nestor Soares de Araújo (PP), com coligação PHS / PSB / PEN /PP; ainda Washington Pereira de Souza, agora do PC do B e vice Luiz Dantas; e Rogério Ferreira, do PR, e Eraldo da Silva Santos, ambos ainda sem histórico político, e em coligação com o PSDB e PTC . Com uma participação de votantes bastante expressiva, foi eleita a primeira prefeita Goreti Varjão e vice Éder Rodrigo (PRB) com 3.233 votos válidos, equivalente a 39,21%.


Rogério Ferreira

Na última eleição ocorrida em 15 de novembro de 2020, em meio a uma pandemia de coronavírus-19 que afetou todo o planeta, a abstenção foi bastante alta, registrando um percentual de 16,72%, o que equivale a 1.728 eleitores. O cenário político mais uma vez passou por várias reviravoltas partidárias até o penúltimo dia das coligações. A prefeita Goreti que fora eleita há menos de quatro anos com 10 partidos em coligação “Jatobá Somos Nós” – PRB, PT, PTB, PSL, REDE, PSC, DEM, PSDC, PV, PSD, SD) igualmente ao seu antecessor, não conseguiu manter os seus aliados, e entrou na disputa à reeleição unicamente com o seu partido SD. O candidato Rogério Ferreira retornou ao embate político, mas também em um novo partido, agora no Republicanos, com coligação ao PR e vice Eraldo da Silva Santos; e pela primeira vez Naldo Barbosa (PDT), ex-vereador, que conseguiu reunir o maior número de partidos em coligação - PDT, PSB, PSL e MDB. Também houve inovações de candidatos ao cargo de vice, consolidando-se tanto na chapa majoritária liderada pelo PDT como na chapa do SD os nomes de duas mulheres sem reconhecimento no panorama político: Paula Jeanne de Souza Daltro Alencar (MDB) e Maria José do Nascimento (SD). De um total de 10.337 eleitores, sendo 4.849 (homens) e 5.488 (mulheres) foram contabilizados como votos válidos um total de 8.322, (96,67%), sendo eleito Rogério Ferreira (Republicanos) e vice Eraldo da Silva Santos com 3.287 dos votos válidos, equivalente a 39,5%.


E assim segue o município de Jatobá exercitando a democracia através do voto, com sua população sempre desejosa de ter uma cidade cada vez mais livre, respeitosa e amorosa com todos que nela vive.



Regina Borges

Reeditado em 13/10/2021


*Irani Félix da Silva e Eraldo José de Souza, in memorian.


Fonte: Tribunal Regional Eleitoral





63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page