top of page
Buscar

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA MOXOTÓ – JATOBÁ/PE



Em nossa viagem pelo patrimônio ferroviário, hoje vamos fazer uma parada na Estação Ferroviária Moxotó, que está localizada no atual 2º Distrito Volta do Moxotó - Jatobá-PE, e que representou uma das estações mais importantes da antiga Estrada de Ferro Paulo Afonso (1882-1964).


A Estação Ferroviária Moxotó foi inaugurada em 02 de agosto de 1882, há (quase) 140 anos, construída por ordem do Imperador D. Pedro II e viabilizada por Cansansão de Sinimbu, senador alagoano, com o objetivo de interligar o baixo ao alto São Francisco, uma vez que a navegação se tornava inviável mediante o complexo das cachoeiras de Paulo Afonso e Itaparica.


A povoação do Moxotó cresceu com a ferrovia devido ao grande fluxo comercial e de mobilidade da população que circulava indo e vindo de Piranhas – AL até a Velha Jatobá (Petrolândia-PE). Foi um tempo de grande progresso e desenvolvimento de toda essa região do sertão, até hoje relembrada saudosamente pelos moradores.


Com a desativação da linha em 1964, a Estação Ferroviária ficou por décadas sem uso público, o que prejudicou o prédio e levou ao esquecimento de boa parte de seus pioneiros e suas histórias.


Em 2004, a Estação Moxotó, a única herança ferroviária do sertão de Itaparica, foi recuperada pelo governo municipal, ganhando a condição de Estação Cultural Moxotó, o que lhe garantiu uma série de ações ligadas à arte, educação patrimonial, grupos culturais, oficinas. Infelizmente em anos seguintes, as novas gestões a mantiveram relegada, levando a uma paralisação do cenário cultural local.


Nesta data, em preparação aos festejos pelos seus 140 anos, o governo municipal demonstra compromisso em realizar uma nova revitalização de seu prédio e assim reabrir as suas portas para que as gerações de ontem e de hoje possam se reencontrar com esse passado de tantas memórias.




Regina Borges

12/04/2022





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page