top of page
Buscar

Dorilândia Alves, terceira mulher no legislativo municipal


Sabemos que a conquista do voto feminino é recente e que a luta para ocupar espaços de decisão não tem sido tarefa fácil, principalmente na política que ao longo dos séculos é comandada quase que homogeneamente por homens. No entanto, nas últimas eleições, o país registrou o maior número de candidaturas femininas e isso também se refletiu em nível local quando Jatobá registrou 29 mulheres, totalizando 36% no quadro eletivo geral.


Em 2020 Jatobá foi para o seu 7º pleito eleitoral municipal, e ao longo desses 26 anos de emancipação política tem apresentado baixos índices de presença feminina na câmara legislativa Irani Félix, elegendo somente 03 mulheres, embora tenha maior número de eleitoras, que corresponde a 53% dos eleitorados da cidade. Assim, nesse contexto político, foram eleitas: Cleide Mirian de Sá Portela (PSB), eleita na primeira gestão da cidade em 1996; Sandra Gomes de Sá (DEM) em 2008. E só muitos anos depois, 2020, Dorilândia Alves (Solidariedade).


Dorilândia Alves de Araújo Pereira tem 54 anos, é uma paraibana de São José de Piranhas, e que como outros migrantes, também veio para essas terras e aqui fincou suas raízes. Aos 14 anos, já órfã de pai, deixou para trás a mãe e irmãos e veio com uma irmã já casada. Inicialmente morou na então Cidade Livre e viu de perto o crescimento do povoado com todas as suas dificuldades e lutas, sonhos e uma danceteria que alegrava os adolescentes e jovens nos finais de semana. Concluiu a escolaridade básica, casou-se aos 19 anos com Eronides, também paraibano que trabalhava na empresa Hidroservice e logo depois vieram morar no Acampamento Itaparica, atualmente bairro da cidade.


Dorilândia investiu em formação na área da saúde, trabalhou como atendente, auxiliar, e atualmente é técnica de enfermagem e se mantém determinada em ajudar cada vez mais pessoas, com olhar especial àquelas que mais precisam.


Aos 30 anos de profissão, decidiu entrar para a política como um caminho para poder fazer mais pela população e cotidianamente busca entender mais sobre assuntos da política. Tem muita vontade em garantir mais qualidade de vida à cidade, embora reconheça que os impasses e os conflitos políticos, na maioria das vezes acabam por inviabilizar projetos comunitários em detrimento de interesses pessoais.


É mãe de Kássio, Karina e Wigney e avó de Lívia e Melissa.


Regina Borges

Março/2022

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page